Termos e Conceitos Utilizados em Genética
1.Característica
ou caráter:
É
toda particularidade que apresenta um indivíduo, como, cor do cabelo, cor dos
olhos, estatura, doenças hereditárias, etc.
Tipos de caráter
a)
Caráter adquirido:
É
toda característica que o indivíduo desenvolve após o nascimento, como um
defeito físico por acidente, AIDS, paralisia infantil, etc.
b)
Caráter Congênito:
São
características que o indivíduo adquire ainda no ventre materno, como cegueira
por gonorréia, deformações por sífilis e rubéola,
AIDS,
etc.
OBS: As características congênitas e adquiridas não são transmitidas
hereditáriamente.
c)
Caráter hereditário:
São
características transmitidas hereditariamente através dos genes contidos nos
cromossomos das células sexuais.
Ex: Cor dos cabelos, estatura, cor dos olhos, etc.
2.
Cromossomos:
São
filamentos de DNA e proteínas, observados espiralados na ocasião da divisão
celular (mitose ou meiose). Correspondem aos cromonemas da cromatina observados
durante a intérfase.
3. Cromossomos
homólogos:
São cromossomos
encontrados aos pares nas células diplóides.
Apresentam os
genes para as mesmas características com o mesmo lócus gênico (posição do gene
no cromossomo).
Um deles tem
origem paterna e o outro tem origem materna.
Emparelham-se
durante a fecundação.
Representação da
Formação dos
Cromossomos
Homólogos
4. Gene ou gen:
São as unidades
constituintes dos cromossomos. Quimicamente um gene é um segmento do DNA capaz
de codificar a formação de uma proteína.
5. Genes alelos
ou alelomorfos:
São genes que
determinam uma mesma característica em um ser vivo.
São encontrados
aos pares, cada um em um dos cromossomos do par de homólogos.
Ocupam portanto,
o mesmo lócus gênico em cada cromossomo do par.
São representados
por letras do alfabeto, iniciais das características.
Ex : Indivíduo albino (aa)
Indivíduo normal (AA ou Aa)
6.
Gene dominante:
É
aquele que inibe a expressão do seu alelo recessivo.
É
representado pela letra inicial maiúscula da característica recessiva.
Se
expressa tanto em dose dupla ou homozigose (AA) como em dose única ou
heterozigose (Aa) .
7.
Gene recessivo:
É
aquele que tem a sua expressão inibida em presença do seu alelo dominante.
É
representado pela letra inicial minúscula do caráter recessivo.
Se
expressa apenas em dose dupla ou homozigose (aa).
Exemplo: Sabendo-se que o caráter albinismo é recessivo, temos as
seguintes situações:
_ Indivíduo albino (aa)
_ Indivíduo normal (AA ou Aa)
8.
Homozigose
Ocorre
quando o par de alelos para uma certa característica apresenta uma mesma
expressão, podendo ser dominante (AA ) ou recessivo (aa).
9.
Heterozigose
Ocorre
quando o par de alelos para uma certa característica apresenta diferente
expressão (Aa).
10.
Genótipo
É o
conjunto de genes responsáveis por certa característica. Ou ainda, é o conjunto
de todos os genes de um indivíduo.
11.
Fenótipo
São
as características que se manifestam em um indivíduo podendo ser de ordem
morfológicas ou fisiológicas.
O
fenótipo é formado por uma interação entre o genótipo e as condições
ambientais.
Características
morfológicas:
tipo
de cabelo
cor
dos olhos
estatura
Características
fisiológicas:
tipo
sangüíneo
doenças
hereditárias
certos
tipos de câncer
12.
Fenocópia
São
manifestações não-hereditárias deuma condição genética produzida por influência
do meio ambiente.
13.
Genoma
É o
conjunto haplóide dos cromossomos de um organismo de determinada espécie.
14.
Cariótipo
Refere-se
ao conjunto de informações sobre o número, o tipo e a posição do centrômero dos
cromossomos de uma determinada espécie.
Ex; cariótipo humano:
15.
Célula diplóide
É a
que apresenta os cromossomos aos pares de homólogos. São as células somáticas
da quase totalidade dos animais.
16.
Célula haplóide
É a
que apresenta apenas um cromossomo do par de homólogos. Ex. gametas, esporos
D1 – Reconhecer os diferentes conceitos de genética.
01ª Questão:(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no
espaço apropriado a soma dos itens corretos.
1.
Os termos a seguir fazem parte da nomenclatura genética básica. Assinale as
alternativas que trazem o significado correto de cada um desses termos:
(01)
GENE é sinônimo de molécula de DNA.
(02) GENÓTIPO é a constituição genética de um indivíduo.
(04)
DOMINANTE é um dos membros de um par de alelos que se manifesta inibindo a
expressão do outro.
(08) FENÓTIPO é a expressão do gene em determinado ambiente.
(16)
GENOMA é o conjunto de todos os alelos de um indivíduo.
Soma
( 10)
02ª Questão:A idéia da eugenia, que se ocupa do aperfeiçoamento físico e mental da espécie
humana, perigosamente em alta em países desenvolvidos da Europa, se sustenta em
premissas incorretas, que violam princípios sociais e admitem conceitos
biológicos errôneos, como na citação:
Os
cromossomos, (...) os determinantes (...) se entrechocam, lutam entre si,
selecionam-se, eliminando-se com o glóbulo polar os mais fracos, os inferiores,
e persistindo nos pronúcleos resultantes os mais aptos, os mais fortes.
(Kehl apud BIZZO, p. 30)
Considerando-se
os princípios biológicos que regem a herança, pode-se afirmar:
(01)
A subordinação aos princípios mendelianos reduz a variabilidade nas espécies
que se reproduzem sexuadamente.
(02) A segregação dos cromossomos homólogos, na primeira divisão
meiótica, é aleatória.
(04) O efeito de um determinado gene depende do ambiente em que ele
é expresso.
(08) Os fatores genéticos se misturam e se diluem ao longo das
gerações.
(16) A aplicação de princípios eugênicos comprometeria a sobrevivência
da espécie humana.
(32)
Alterações do fenótipo, adquiridas por indivíduos de uma geração, repercutem
além dela, atingindo sua prole.
(64) As repercussões da eugenia em populações humanas descartam sua
aplicação para qualquer fim.
Soma
(94 )
03ª Questão: (Enem
2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica
de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse
conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica,
com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de
iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias,
observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta
original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
Ao final
do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
a) os
genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
As duas plantas foram clonadas a partir da planta mãe, logo possuem o
mesmo o mesmo genótipo. Como foram expostos a diferentes condições de
iluminação, expressaram fenótipos diferentes.
Alternativa correta LETRA “B”
04ª Questão: (Enem
2008) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações
anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas
entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o
contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do
homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes
ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam
proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O
restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então,
as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode
estar na região não-codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução.In: "Scientific American Brasil",
jun./2008 (com adaptações)
A região
não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no
fenótipo porque contém
a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de aminoácidos, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de aminoácidos, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Algumas moléculas de DNA não codificantes regulam atividade de regiões
codificantes. Assim, podem interferir no fenótipo dos seres vivos.
Alternativa correta LETRA “D”
05ª Questão: (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam
a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima
refere-se aos caracteres:
a)
hereditários
b)
dominantes
c)
genotípicos
d)
adquiridos
e)
recessivos
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
O enunciado fala de modificações
produzidas e que não afetam os gametas, portanto adquiridas
Alternativa correta LETRA “A”
06ª Questão:Um casal normal tem cinco
filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido
esporadicamente nessa família. Qual é o tipo de relação entre os alelos desse
gene?
a) Codominância
b) Dominância completa
c) Dominância parcial
d) Ausência de dominância
07ª Questão:(PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número
de cromossomos
b) forma
dos cromossomos
c)
tamanho dos cromossomos
d) todas
alternativas anteriores
e) conjunto de cromossomos da espécie.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Cariótipo = conjunto de cromossomos
da espécie
Alternativa correta LETRA “E”
08ª Questão: (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:
a) o
gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre
puro.
b) entre
outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os
genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e
definidas
d) cada
gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada
caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
R= Cada caráter é formado por um par
de genes, que se SEPARA na formação dos gametas
Alternativa correta LETRA “E”
09ª Questão: (UFSCAR) O que é fenótipo?
a) é o
conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi
no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o
conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o
conjunto de características de um indivíduo
e) é o
conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
A definição de fenótipo é:
manifestação do genótipo no ambiente, portanto a manifestação das
características externas.
O fenótipo não se refere apenas a caraterísticas exteriores, mas
todas as caraterísticas resultantes da ação do genótipo, em interação com o
meio ambiente, que compõe o indivíduo, sejam essas caraterísticas internas ou
externas.
Fenótipo = Genótipo + Ambiente: O fenótipo também resulta da interação do genótipo com o
ambiente. Exemplo em humanos: tomar sol. Nossa coloração varia. Em animais:
coelhos da raça himalaia. Normalmente a pelagem desses coelhos é branca e as
extremidades, por apresentarem temperatura mais baixa desenvolvem pelagem
preta. Podemos induzir a formação de pelagem preta artificialmente cortando os
pelos brancos e resfriando a parte com gelo. Após algum tempo a região
apresentará pelagem preta.
Alternativa correta LETRA “E”
10ª Questão:(Sta.Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando
realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a
relação genes-cromossomos
b) a
existência de cromossomos no núcleo celular
c) o
processo de reprodução dos vegetais
d) a
natureza química dos genes
e) o
processo da meiose
Mendel conhecia apenas o mecanismo de
reprodução dos vegetais, os outros conhecimentos surgiram posteriormente e são
atribuídos a diversos cientistas.
11ª Questão: (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par,
e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas
semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene
que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras
grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:
a)
homólogos, alelos, recessivos, dominantes
b)
alelos, recessivos, alelos, homólogos
c) recessivos,
dominantes, alelos, homólogos
d)
recessivos, alelos, dominantes, homólogos
e)
recessivos, alelos, homólogos, dominantes
A questão faz referência a homólogos
(um par),determina a posição lócus (alelos), carga genética semelhante,
no caso de albinismo recessivos e a pigmentação normal, obrigatoriamente
dominante.
12ª Questão:(CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus,
apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é
denominado:
a)
hemizigoto
b)
heterozigoto
c)
heterogamético
d)
homozigoto
e)
haplóide
A questão faz referência a um par de
cromossomos iguais, numa mesma posição, portanto homozigoto.
13ª Questão: (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Cruzamento
|
Resultado
|
I x aa
|
100%
púrpura
|
II x aa
|
50%
púrpura; 50% amarelo
|
III x
aa
|
100%
amarelo
|
IV x Aa
|
75%
púrpura; 25% amarelo
|
Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I e IV
e) III e IV
EEM Flávio Rodrigues COMENTA:
A alternativa CORRETA é a LETRA “?”
No cruzamento II, para se obter a progênie com 50% púrpura e 50% amarelo, obrigatoriamente o progenitor II deverá ser heterozigoto, e no cruzamento IV, para se obter a progênie 75% púrpura e 25% amarela, o progenitor IV deverá ser heterozigoto.
O progenitor I é homozigoto
dominante, o progenitor III é homozigoto recessivo.
14ª Questão:(Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
a) 150;
300
b) 150;
450
c) 300;
300
d) 150;
150
e) 450;
150
EEM Flávio Rodrigues COMENTA:
A alternativa CORRETA é a LETRA “?”
A informação do texto diz que as plantas são heterozigotas para albinismo, portanto são Aa, são autofecundadas (Aa X Aa), resultará numa progênie com 25% AA, 50% Aa e 25% AA.
50% apresentarão a característica
parental ½ X600 = 300
25% apresentarão a característica
albina 1/4X600 = 150
QUESTÕES SUBJETIVAS
QUESTÕES SUBJETIVAS
01ª Questão: (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
É o cruzamento genético entre
indivíduos da geração parental (P1) e a primeira geração da descendência (F1)
com a finalidade de identificar alelos recessivos que se não manifestam. Um
organismo que só apresenta características dominantes pode ser homozigótico e
possuir alelos dominantes, ou heterozigótico, possuindo um alelo dominante e
outro recessivo. Para determinar qual é o caso, cruzam-se um organismo com
outro que apresenta características recessivas. Se toda a descendência
apresenta características dominantes, o organismo é homozigótico para o
carácter dominante. Se cinquenta por cento da descendência apresenta o carácter
recessivo, o indivíduo é heterozigótico.
02ª Questão:(FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a
pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o
mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Deverá fazer cruzamento com outro
animal homozigoto recessivo e analisar o resultado, pois se o animal em questão
for homozigoto, nascerão todos com a característica dominante e heterozigoto,
entretanto se for heterozigoto, nascerão 50% de homozigoto recessivo e 50% de
heterozigoto.
03ª Questão:(FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por
autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com
vagens infladas e com vagens achatadas.
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Pois ao realizar a autofecundação de
uma planta heterozigota (Aa X Aa), se obterá 25% de AA, 50% de Aa e 25% de AA.
a)
Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser
heterozigoto?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
50% de ser heterozigoto.
b)
Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser
homozigoto?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
50% de ser homozigoto (25% de ser
homozigoto dominante e 25% de ser homozigoto recessivo)
04ª Questão: (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se
animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo
marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram
retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192
descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Cruzando-se animais de pêlo
preto homozigoto (MM) com animais de pêlo marrom homozigoto (mm), obtém
em F1 100% de Mm.
Os animais de F1 foram
retrocruzados com animais de pêlo marrom ( Mm X mm) e nasceram 192
filhotes. Espera-se que tenha 96 descendentes do pêlo marrom.
6ª Questão: (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e
visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo
caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e
pigmentação de pele normal?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Esse casal terá 25% de ter um filho
de visão e pigmentação normal.
Mãe (MmAa) pai (mmaa),
obtendo-se MmAa, Mmaa, mmAa, mmaa.
07ª Questão:(Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas.
O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o
cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O
que a análise desses resultados nos permite concluir?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Que o gato preto (A) é heterozigoto,
a gata (C) também é heterozigota e a gata (B) é homozigota, pois no caso do
gato A com a gata C obteve-se 2 filhotes recessivos para a característica,
portanto os pais são heterozigotos.Com a gata B a progênie foi 100% para a
característica dominante, concluindo que a gata B é heterozigota.
08ª Questão:(FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada
feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade
de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo
feminino e sensível ao PTC?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Esse casal terá 50% de chance de ter
uma menina (1/2) e para essa ser sensível ao PTC a chance será 75%(3/4), pois
ao cruzar a informação de sensibilidade para o PTC do casal que é
heterozigótico ( Pp XPp), chegará a probabilidade citada anteriormente.
Portanto, 3/4x1/2 = 3/8
09ª Questão: (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a
insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene
dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao
PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos
canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
O genótipo do casal é: Homem (Ppcc) X
PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a mãe é destra, logo a mãe
deve ser heterozigótica para essa característica. Já em relação a sensibilidade
ao PTC, o casal é sensível, mas como nasceram filhos sensíveis e insensíveis ,
ambos são heterozigóticos.
10ª Questão:(UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo
m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com
odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo
o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho,
qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?
EEM de CROATÁ
FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
A possibilidade de ser ter um filho é
de 50% (1/2), para que esse tenha visão e dentes normais a probabilidade é de
25%, pois seu pai tem o genótipo (DdMm) e sua mãe (ddmm).
Portanto, ½ x ¼= 1/8
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