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quinta-feira, 17 de abril de 2014

D1 – 3° ANO: Conceitos em genética(Biologia )




 Termos e Conceitos Utilizados em Genética


1.Característica ou caráter:
É toda particularidade que apresenta um indivíduo, como, cor do cabelo, cor dos olhos, estatura, doenças hereditárias, etc.

 Tipos de caráter
a) Caráter adquirido:
É toda característica que o indivíduo desenvolve após o nascimento, como um defeito físico por acidente, AIDS, paralisia infantil, etc.
b) Caráter Congênito:
São características que o indivíduo adquire ainda no ventre materno, como cegueira por gonorréia, deformações por sífilis e rubéola,
AIDS, etc.

OBS: As características congênitas e adquiridas não são transmitidas hereditáriamente.

c) Caráter hereditário:
São características transmitidas hereditariamente através dos genes contidos nos cromossomos das células sexuais.

Ex: Cor dos cabelos, estatura, cor dos olhos, etc.


2. Cromossomos:
São filamentos de DNA e proteínas, observados espiralados na ocasião da divisão celular (mitose ou meiose). Correspondem aos cromonemas da cromatina observados durante a intérfase.

3. Cromossomos homólogos:
São cromossomos encontrados aos pares nas células diplóides.
Apresentam os genes para as mesmas características com o mesmo lócus gênico (posição do gene no cromossomo).
Um deles tem origem paterna e o outro tem origem materna.
Emparelham-se durante a fecundação.


Representação da Formação dos
Cromossomos Homólogos

4. Gene ou gen:
São as unidades constituintes dos cromossomos. Quimicamente um gene é um segmento do DNA capaz de codificar a formação de uma proteína.

5. Genes alelos ou alelomorfos:
São genes que determinam uma mesma característica em um ser vivo.
São encontrados aos pares, cada um em um dos cromossomos do par de homólogos.
Ocupam portanto, o mesmo lócus gênico em cada cromossomo do par.
São representados por letras do alfabeto, iniciais das características.

Ex : Indivíduo albino (aa)
       Indivíduo normal (AA ou Aa)

6. Gene dominante:
É aquele que inibe a expressão do seu alelo recessivo.
É representado pela letra inicial maiúscula da característica recessiva.
Se expressa tanto em dose dupla ou homozigose (AA) como em dose única ou heterozigose (Aa) .

7. Gene recessivo:
É aquele que tem a sua expressão inibida em presença do seu alelo dominante.
É representado pela letra inicial minúscula do caráter recessivo.
Se expressa apenas em dose dupla ou homozigose (aa).

Exemplo: Sabendo-se que o caráter albinismo é recessivo, temos as seguintes situações:
_ Indivíduo albino (aa)
_ Indivíduo normal (AA ou Aa)


8. Homozigose
Ocorre quando o par de alelos para uma certa característica apresenta uma mesma expressão, podendo ser dominante (AA ) ou recessivo (aa).

9. Heterozigose
Ocorre quando o par de alelos para uma certa característica apresenta diferente expressão (Aa).

10. Genótipo
É o conjunto de genes responsáveis por certa característica. Ou ainda, é o conjunto de todos os genes de um indivíduo.

11. Fenótipo
São as características que se manifestam em um indivíduo podendo ser de ordem morfológicas ou fisiológicas.

O fenótipo é formado por uma interação entre o genótipo e as condições ambientais.

Características morfológicas:
tipo de cabelo
cor dos olhos
estatura
Características fisiológicas:
tipo sangüíneo
doenças hereditárias
certos tipos de câncer

12. Fenocópia
São manifestações não-hereditárias deuma condição genética produzida por influência do meio ambiente.

13. Genoma
É o conjunto haplóide dos cromossomos de um organismo de determinada espécie.

14. Cariótipo
Refere-se ao conjunto de informações sobre o número, o tipo e a posição do centrômero dos cromossomos de uma determinada espécie.
Ex; cariótipo humano:

15. Célula diplóide
É a que apresenta os cromossomos aos pares de homólogos. São as células somáticas da quase totalidade dos animais.

16. Célula haplóide
É a que apresenta apenas um cromossomo do par de homólogos. Ex. gametas, esporos



D1 – Reconhecer os diferentes conceitos de genética.


01ª Questão:(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

1. Os termos a seguir fazem parte da nomenclatura genética básica. Assinale as alternativas que trazem o significado correto de cada um desses termos:
(01) GENE é sinônimo de molécula de DNA.
(02) GENÓTIPO é a constituição genética de um indivíduo.
(04) DOMINANTE é um dos membros de um par de alelos que se manifesta inibindo a expressão do outro.
(08) FENÓTIPO é a expressão do gene em determinado ambiente.
(16) GENOMA é o conjunto de todos os alelos de um indivíduo.
Soma ( 10)


02ª Questão:A idéia da eugenia, que se ocupa do aperfeiçoamento físico e mental da espécie humana, perigosamente em alta em países desenvolvidos da Europa, se sustenta em premissas incorretas, que violam princípios sociais e admitem conceitos biológicos errôneos, como na citação:

Os cromossomos, (...) os determinantes (...) se entrechocam, lutam entre si, selecionam-se, eliminando-se com o glóbulo polar os mais fracos, os inferiores, e persistindo nos pronúcleos resultantes os mais aptos, os mais fortes.

(Kehl apud BIZZO, p. 30)


Considerando-se os princípios biológicos que regem a herança, pode-se afirmar:

(01) A subordinação aos princípios mendelianos reduz a variabilidade nas espécies que se reproduzem sexuadamente.
(02) A segregação dos cromossomos homólogos, na primeira divisão meiótica, é aleatória.
(04) O efeito de um determinado gene depende do ambiente em que ele é expresso.
(08) Os fatores genéticos se misturam e se diluem ao longo das gerações.
(16) A aplicação de princípios eugênicos comprometeria a sobrevivência da espécie humana.
(32) Alterações do fenótipo, adquiridas por indivíduos de uma geração, repercutem além dela, atingindo sua prole.
(64) As repercussões da eugenia em populações humanas descartam sua aplicação para qualquer fim.
Soma (94     )


03ª Questão: (Enem 2009)  Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram 
a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.   

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

As duas plantas foram clonadas a partir da planta mãe, logo possuem o mesmo o mesmo genótipo. Como foram expostos a diferentes condições de iluminação, expressaram fenótipos diferentes.

Alternativa correta LETRA “B”

04ª Questão: (Enem 2008)  Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução.In: "Scientific American Brasil", jun./2008 (com adaptações)
A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.  
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de aminoácidos, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies. 
EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:
Algumas moléculas de DNA não codificantes regulam atividade de regiões codificantes. Assim, podem interferir no fenótipo dos seres vivos.  

Alternativa correta LETRA “D”

05ª Questão: (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:

a) hereditários
b) dominantes
c) genotípicos
d) adquiridos
e) recessivos

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

O enunciado fala de modificações produzidas e que não afetam os gametas, portanto adquiridas

Alternativa correta LETRA “A”

06ª Questão:Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Qual é o tipo de relação entre os alelos desse gene?

a) Codominância
b) Dominância completa
c) Dominância parcial
d) Ausência de dominância


07ª Questão:(PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número de cromossomos
b) forma dos cromossomos
c) tamanho dos cromossomos
d) todas alternativas anteriores
e) conjunto de cromossomos da espécie.

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA: 
                                       
Cariótipo = conjunto de cromossomos da espécie

Alternativa correta LETRA “E”



08ª Questão: (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:

a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

R= Cada caráter é formado por um par de genes, que se SEPARA na formação dos gametas


Alternativa correta LETRA “E”

09ª Questão: (UFSCAR) O que é fenótipo?

a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

A definição de fenótipo é: manifestação do genótipo no ambiente, portanto a manifestação das características externas.

O fenótipo não se refere apenas a caraterísticas exteriores, mas todas as caraterísticas resultantes da ação do genótipo, em interação com o meio ambiente, que compõe o indivíduo, sejam essas caraterísticas internas ou externas.


Fenótipo = Genótipo + Ambiente: O fenótipo também resulta da interação do genótipo com o ambiente. Exemplo em humanos: tomar sol. Nossa coloração varia. Em animais: coelhos da raça himalaia. Normalmente a pelagem desses coelhos é branca e as extremidades, por apresentarem temperatura mais baixa desenvolvem pelagem preta. Podemos induzir a formação de pelagem preta artificialmente cortando os pelos brancos e resfriando a parte com gelo. Após algum tempo a região apresentará pelagem preta.

Alternativa correta LETRA “E”

10ª Questão:(Sta.Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos
b) a existência de cromossomos no núcleo celular
c) o processo de reprodução dos vegetais
d) a natureza química dos genes
e) o processo da meiose

Mendel conhecia apenas o mecanismo de reprodução dos vegetais, os outros conhecimentos surgiram posteriormente e são atribuídos a diversos cientistas.

11ª Questão: (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:

a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes
b) alelos, recessivos, alelos, homólogos
c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos
d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos
e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes

A questão faz referência a homólogos (um par),determina a posição lócus  (alelos), carga genética semelhante, no caso de albinismo recessivos  e a pigmentação normal, obrigatoriamente dominante.


12ª Questão:(CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto
b) heterozigoto
c) heterogamético
d) homozigoto
e) haplóide

A questão faz referência a um par de cromossomos iguais, numa mesma posição, portanto homozigoto.


13ª Questão: (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Cruzamento
Resultado
I x aa
100% púrpura
II x aa
50% púrpura; 50% amarelo
III x aa
100% amarelo
IV x Aa
75% púrpura; 25% amarelo


Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II 
b) II e III                               
c) II e IV
d) I e IV
e) III e IV
EEM Flávio Rodrigues COMENTA:

A alternativa CORRETA é a LETRA “?

No cruzamento II, para se obter a progênie com 50% púrpura e 50% amarelo, obrigatoriamente o progenitor II deverá ser heterozigoto, e no cruzamento IV, para se obter a progênie 75% púrpura e 25% amarela, o progenitor IV deverá ser heterozigoto.
O progenitor I é homozigoto dominante, o progenitor III é homozigoto recessivo.


14ª Questão:(Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?
a) 150; 300
b) 150; 450
c) 300; 300
d) 150; 150
e) 450; 150


EEM Flávio Rodrigues COMENTA:

A alternativa CORRETA é a LETRA “?

A informação do texto diz que as plantas são heterozigotas para albinismo, portanto são Aa, são autofecundadas (Aa X Aa), resultará numa progênie com 25% AA, 50% Aa e 25% AA.
50% apresentarão a característica parental ½ X600 = 300
25% apresentarão a característica albina 1/4X600 = 150





QUESTÕES SUBJETIVAS


01ª Questão: (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

É o cruzamento genético entre indivíduos da geração parental (P1) e a primeira geração da descendência (F1) com a finalidade de identificar alelos recessivos que se não manifestam. Um organismo que só apresenta características dominantes pode ser homozigótico e possuir alelos dominantes, ou heterozigótico, possuindo um alelo dominante e outro recessivo. Para determinar qual é o caso, cruzam-se um organismo com outro que apresenta características recessivas. Se toda a descendência apresenta características dominantes, o organismo é homozigótico para o carácter dominante. Se cinquenta por cento da descendência apresenta o carácter recessivo, o indivíduo é heterozigótico.

02ª Questão:(FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Deverá fazer cruzamento com outro animal homozigoto recessivo e analisar o resultado, pois se o animal em questão for homozigoto, nascerão todos com a característica dominante e heterozigoto, entretanto se for heterozigoto, nascerão 50% de homozigoto recessivo e 50% de heterozigoto.


03ª Questão:(FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Pois ao realizar a autofecundação de uma planta heterozigota (Aa X Aa), se obterá 25% de AA, 50% de Aa e 25% de AA.


a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

50% de ser heterozigoto.


b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?
EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

50% de ser homozigoto (25% de ser homozigoto dominante e 25% de ser homozigoto recessivo)


04ª Questão: (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Cruzando-se animais de pêlo preto  homozigoto (MM) com animais de pêlo marrom homozigoto (mm), obtém em F1 100% de Mm.

Os animais de F1 foram retrocruzados  com animais de pêlo marrom ( Mm X mm) e nasceram 192 filhotes. Espera-se que tenha 96 descendentes do pêlo marrom.


6ª Questão: (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?
                            
EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Esse casal terá 25% de ter um filho de visão e pigmentação normal.
Mãe (MmAa)  pai (mmaa), obtendo-se MmAa, Mmaa, mmAa, mmaa.


07ª Questão:(Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Que o gato preto (A) é heterozigoto, a gata (C) também é heterozigota e a gata (B) é homozigota, pois no caso do gato A com a gata C obteve-se 2 filhotes recessivos para a característica, portanto os pais são heterozigotos.Com a gata B a progênie foi 100% para a característica dominante, concluindo que a gata B é heterozigota.



08ª Questão:(FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

Esse casal terá 50% de chance de ter uma menina (1/2) e para essa ser sensível ao PTC a chance será 75%(3/4), pois ao cruzar a informação de sensibilidade para o PTC do casal que é heterozigótico ( Pp XPp), chegará a probabilidade citada anteriormente.
Portanto, 3/4x1/2 = 3/8


09ª Questão: (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

O genótipo do casal é: Homem (Ppcc) X PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a mãe é destra, logo a mãe deve ser heterozigótica para essa característica. Já em relação a sensibilidade ao PTC, o casal é sensível, mas como nasceram filhos sensíveis e insensíveis , ambos são heterozigóticos.

10ª Questão:(UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

EEM de CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES COMENTA:

A possibilidade de ser ter um filho é de 50% (1/2), para que esse tenha visão e dentes normais a probabilidade é de 25%, pois seu pai tem o genótipo (DdMm) e sua mãe (ddmm).
Portanto, ½ x ¼= 1/8

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